Vídeo Marketing: como ele pode ser importante em seu negócio


Você sabia que as marcas que utilizam vídeos mostrando seu produto ou serviço tendem a ter mais conversões em vendas?


O consumo por vídeos no Brasil cresceu cerca de 165% entre os internautas nos últimos anos, isso se dá ao fato do espectador ter um aprendizado maior e captar informações rapidamente sobre aquele vídeo que ela acabou de ver.


Essa é a nova realidade no Brasil e no mundo, vídeos além de serem conteúdos audiovisuais rápidos e bastante acessados, podem e deve fazer parte do seu negócio.


Acompanhe nesse guia que preparamos para você em como o Vídeo Marketing é importante e pode ajudar o seu negócio.

A cada dia muitos empresários investem em novas formas de posicionar sua marca a quem ela deseja, em diferentes formas de comunicação. E uma das ações que houve um crescimento maior nos últimos anos, é o Vídeo Marketing. Ainda, existem muitos empreendedores que não conhecem muito bem essa forma de comunicação, e como podem agregar ele em sua empresa.

Antes de te falarmos quais são os benefícios do Vídeo Marketing, deixamos aqui algumas curiosidades que você talvez não sabia sobre o comportamento do internauta em relação aos vídeos online:

- O brasileiro assiste em média 22 minutos e 28 segundos diariamente em vídeos no YouTube.

- 79% dos consumidores preferem assistir a um vídeo sobre determinado produto/serviço do que apenas ler sobre ele.

- 84% são convencidos a fazer uma compra após ver um vídeo sobre aquele mesmo produto.

- 70% das pessoas lembram da empresa após assistirem um vídeo dela.


Sabe o que isso tem a ver com o vídeo marketing? 78% dos usuários que assistem vídeos onlines, eles retem 95% da mensagem deixada.


Então destacar sua marca com vídeos profissionais, podem fazer com que o público esperado, receba essa mensagem com muito mais facilidade do que apenas textos deixados em posts de redes sociais. Legal, não é mesmo?!

Podemos definir como Vídeo Marketing: qualquer vídeo que usa estratégia para atrair e reter potenciais clientes. Incluímos nessa estratégia:

Vídeos institucionais, vídeos educacionais que façam parte do plano de marketing, campanhas publicitárias em vídeo, vídeos comerciais, entre outros.

Você pode trabalhar com o vídeo em diferentes plataformas e em diferentes formatos, aumentando o engajamento entre seu público e as taxas de vendas, sobre seu determinado produto.

Quais os benefícios do Vídeo Marketing?

Não é a toa que vemos que os vídeos fazem o maior sucesso, seja em qualquer plataforma que usarmos, como O Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, Blogs, entre outros. As pessoas gostam de conteúdos interativos e que consigam entender.


Por isso, confira quais são os maravilhosos benefícios, que fazem sua marca decolar com Vídeos Marketing:



Seu conteúdo fica mais compreensível

Quando as pessoas vão procurar alguma explicação sobre um produto ou serviço, elas conseguem compreender e aprender sobre aquilo, consumindo o conteúdo em vídeo.

Isso se dá ao fato de que recursos de frame (imagens por segundo) juntos ao áudio e o texto, faz com que o público compreenda de forma mais tranquila.

Os vídeos passam informações de qualidade e de fácil consumo, o que não exige muito esforço do público ao ver, por exemplo, se você tem algum produto novo no mercado e quer apresentar ele, vídeos profissionais podem ajudar, destacando o produto e os benefícios dele, para as pessoas que o querem comprar.



Geram mais engajamento

Boas estratégias de vídeos, aliadas aos profissionais de marketing, fazem com que as pessoas vejam sua presença nas redes sociais, e se interessem pelo conteúdo audiovisual, contribuindo para o alcance e engajamento nas redes.

Segundo uma pesquisa da Social Bakers, esse tipo de conteúdo geram mais alcance do que qualquer outro material, o interesse das pessoas em consumir aquele conteúdo geram mais interações, o que acaba interessado a pessoa a desejar e consumir aquele produto/serviço da empresa.



Vídeo é o formato favorito do público

Como comentado anteriormente, vídeos são os preferidos dos usuários da internet. Todos nós quando buscamos aprender sobre determinado assunto ou comprar algum produto da internet, logo buscamos os vídeos, para ter mais experiência sobre aquele assunto e aprender rapidamente sobre as informações passadas.


Os vídeos não irão fazer sucesso apenas nesse momento, a cada ano vemos uma crescente popularização de vídeos entre os internautas. Eles são a tendência do marketing digital.

Vídeos são fáceis de viralizar

Me diz uma coisa, você sabia que os vídeos têm uma taxa de compartilhamento em até 1200% mais do que apenas imagens e textos em posts de redes sociais? É isso mesmo!

Seja memes, notícias, venda de produtos ou serviços, vídeos são o formato que geram alcance entre os espectadores, aumentado seu engajamento nas plataformas!

Vídeos, são sim, uma forma de conquistar seu público e gerar interesse a eles, criando um vínculo e uma necessidade de compartilhar e demonstrar seu interesse, sobre seu determinado assunto.

Aqui vai um exemplo, em 2016 a Heineken lançou uma campanha em Storytelling (Narração de histórias), como comercial na Champions Leagues. A campanha defendia que as mulheres também podem ser amantes de futebol e gostar de curtir jogos com seus namorados. Essa estratégia, fortaleceu a marca, principalmente entre o público feminino, que também é o grande consumidor de bebidas alcoólicas.

Essa foi a forma da empresa em viralizar, converter vendas, se fortalecer e se manter presente a todos! Nem só os memes que existem na internet viralizam. Sua marca também pode.



Retorno Sobre Investimento - ROI

Bem, vídeos publicitários, vídeos marketinkg, seja como quiser chamar, trazem um ótimo retorno a sua empresa. O valor investido em sua produção, será convertido em milhares de vendas do seu produto, lhe trazendo o retorno sobre ele, muito mais que o esperado. Isso, porque o ROI de investimento em vídeo marketing tem uma enorme capacidade de gerar leads e vendas.


Em uma pesquisa da Aberdeen group, determinou que empresas que investem em vídeos como parte da estratégia de marketing, tem 66% mais leads qualificados por ano.

76,5% dos pequenos negócios usam vídeos e consideram que a estratégia traz um impacto direto em suas vendas.

Você pensou que apenas as grandes empresas do mercado usam vídeos marketing? Negativo, o vídeo pode ser usado por empresas de todos os tamanhos. Ah, e mais uma coisa, 83% dos negócios acreditam que o uso de vídeos traz bons ROI, segundo o estudo da Wyzowl.

Conversão em vendas

O vídeo marketing permite que a mensagem que você quer transmitir, chegue a um público maior e mais variado, como consequência aumentando suas chances de vender mais.


Lembra lá no começo, quando eu disse que 84% das pessoas são convencidas a fazer uma compra após verem um vídeo sobre um determinado produto, isso se dá ao fato de uma boa estratégias de marketing, ou também podemos chamar de efeito cascata utilizada em cima da mesma, mostrando os benefícios e convencendo a pessoa a desejar e comprar o produto da sua empresa, resultando em conversão de vendas em seu negócio.



Reter e fidelizar clientes

Você sabia que o vídeo ajuda e muito a sua empresa na etapa de pré e pós-venda? O fato disso acontecer é porque você consegue atrair seu cliente através de vídeos, mas mostrar como seu produto funciona, benefícios dele e etc; podem fidelizar seu cliente, tornando-o seu fã.


Um produto bem elaborado aliado a uma boa estratégia de marketing em vídeos, fazem com que seu cliente sempre compre de você e sempre saiba de novidades que você oferece.



É legal, ver que sua empresa só tem a ganhar com o vídeo marketing, né?! Mostramos a você apenas uma pequena porção do qual benéfico pode ser mostrar sua empresa e seu produto através de vídeos, benefícios não faltam nunca para o vídeo.


Faça como muitos empresários e destaque o seu objetivo no Vídeo Marketing com a Next Publicidade, estamos prontos para a sua empresa decolar ao sucesso!


Vem conversar com a nossa equipe e destaque a sua marca!