Importância do marketing de conteúdo para empresas

Que o Marketing Digital deixou de ser uma tendência de mercado e passou a se tornar um investimento indispensável para a maioria das marcas você já sabe, certo?


Para continuar sendo relevante para seus clientes na atualidade, precisa-se ter visibilidade online.


O marketing de conteúdo é uma das estratégias fundamentais no desenvolvimento de empresas. Destacar, compor o planejamento de sua empresa com mais precisão na busca por novos clientes, no relacionamento com eles e na propagação de sua marca, é uma das funções do marketing de conteúdo.


Além do marketing de conteúdo ser uma das estratégias mais eficazes da era digital, ele é responsável por aumentar a possibilidade de que o consumidor possa facilmente encontrar sua marca, sabia disso?


Em dados publicados do Google, apontam que 89% dos compradores B2B, usam o Google para pesquisar produtos ou serviços e que, em média, eles navegam por 12 sites antes de definirem o fornecedor ideal e finalizar a compra.


Já no mercado B2C, apenas 18% dos consumidores fazem suas compras sem nenhuma consulta virtual. Mas ainda, 47% mesmo estando em uma loja física, acessam a internet e navegam por sites e redes sociais, para analisar o produto que tanto desejam, antes de efetivarem a compra.


Isso quer dizer que, o consumidor da sua marca passa por redes sociais e sites de pesquisa como o Google, antes de comprar seu produto ou serviço.


Para entender mais sobre o que é e como o marketing de conteúdo é importante para a sua empresa, nós preparamos esse post para você, vamos conferir?



O que é o Marketing de Conteúdo?


O marketing de conteúdo é a estratégia de marketing focada na produção de um conteúdo relevante e direcionado a uma audiência qualificada, o seu público-alvo, é também pensado no engajamento e no crescimento da sua rede de clientes e potenciais clientes. Ele é composto pelas etapas de distribuição desse conteúdo e de amplificação do alcance dos materiais elaborados, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas, criando uma percepção positiva da marca e, gerando mais negócios.


Portanto, seus conteúdos se convertem em mais visitas em suas páginas e, como resultado, mais possibilidades de vendas. Isso acontece, pois, o seu potencial cliente vai reconhecer você, ao longo do tempo, como uma referência em seu nicho. Logo, quando seu cliente houver a necessidade pelos seus produtos ou serviços, a sua marca estará na superfície de suas lembranças.

Qual a importância do Marketing de Conteúdo para a minha empresa?

Agora que sabemos o que é o marketing de conteúdo, existem vários motivos interessantes de usar o marketing de conteúdo em seu negócio, algumas delas, são:

Gera e promove reconhecimento à sua marca


Produzir conteúdos ajuda a contribuir para que mais pessoas reconheçam sua marca e também possam conhecer seus produtos e/ou serviços.


Os resultados do conteúdo gerado, duram por mais tempo, assim como a relevância da sua marca para o seu consumidor.


As pessoas têm maior propensão a comprar marcas que já são familiares e que lhes agradam. Por exemplo, alguém que te acompanha e gosta da sua marca, vai preferir comprar e indicar seu produto ou serviço, afinal ele já te conhece e você ajudou ele várias vezes com seu conteúdo.

Incentiva a lealdade do consumidor


Ao gerar e promover o reconhecimento da sua marca, como dito logo acima, o Marketing de Conteúdo ajuda a incentivar a lealdade do consumidor a sua marca.


Seu cliente já comprou de você, a possibilidade dele retornar e fazer outra compra, serão maiores que trazer novos clientes.


A estratégia de conteúdo utilizada com esse objetivo é uma ótima alternativa, porque mantém o cliente engajado com a sua empresa.


Usar conteúdos no pós-venda, como newsletters exclusivas para clientes, para oferecer novos produtos ou descontos é uma das formas de incentivar a lealdade do consumidor, através do marketing de conteúdo.



Aumento de tráfego em seu site ou página


Seu site e página são a porta de entrada principal para novos clientes, sabia disso? O Google e as redes sociais são o caminho para que novas pessoas cheguem até ele.

Que marca que nunca se imaginou em estar no topo de pesquisa de redes sociais e na primeira página do Google, não é mesmo!


Produzir um conteúdo relevante é a melhor forma do seu site estar na primeira página do Google, pois, é lá que ele sempre será encontrado pelo seu público.


As empresas que utilizam a estratégia de Marketing de Conteúdo tem, em média, 2,2 vezes mais visitas em seus sites. E, quando sua marca cria constantemente mais de 13 conteúdos por mês, esse número pode até dobrar para 4,2 vezes!

Atrai leads qualificados e possibilita a interação com eles


Agora que você aumentou o tráfego do seu site e/ou página e já tem mais visitantes nele, está na hora de saber algumas informações sobre eles, assim conseguirá enviar o conteúdo certo e transformá-los em oportunidades e colocar eles em contato com seus vendedores. Por isso 64,7% das empresas brasileiras tem como objetivo principal gerar leads! E é possível gerar 3,2 vezes mais leads fazendo Marketing de Conteúdo.


Com o marketing de conteúdo é adotada uma estratégia sólida, que continuará trazendo resultados a longo prazo, gerando tráfego e leads mesmo que não seja produzido conteúdo regularmente.

Educa e entretém os seus clientes em potencial


Sabia que, o seu público-alvo ás vezes pode não entender bem o mercado em que você está inserido ou o que são e para que servem os produtos e serviços oferecidos pela sua marca.


Por esse motivo o Marketing de conteúdo, se mostra importante, ao produzir conteúdo que educa seu público e também os entretém, respondendo às dúvidas dos clientes e também ensinando tudo que precisam saber para tomar a decisão de compra por si mesmos.


Um conteúdo de qualidade, quebra as objeções e aumentam a satisfação dos seus clientes, pois eles chegarão à compra com consciência total do seu produto e como utilizá-lo.

Constrói um relacionamento e engaja seus clientes


Não basta apenas promover uma percepção positiva da sua marca, também é preciso construir um relacionamento com seus clientes e os engajar.


É isso que o engajamento busca. Construir um relacionamento próximo e constante com sua audiência mais, com conteúdos de qualidade. Assim, as interações entre as pessoas com a sua marca aumenta e criam esse engajamento.


Ah e sabe quais são os resultados desse engajamento que sua marca está conseguindo? Pessoas fiéis a sua marca, eles são como seus fãs, irão recomendar e até mesmo defender sua empresa e produtos ou serviços que você está oferecendo.


O marketing de conteúdo pode e faz toda a diferença em sua marca, a importância de adotar essa estratégia se dá pela possibilidade de conhecer melhor o seu consumidor, engajar e construir um melhor relacionamento com ele, além de facilitar a elaboração com estratégias planejadas e voltadas, e eficientes para impactá-los.


O marketing de conteúdo é uma ação eficaz e que envolve diversos canais digitais, como o seu site, blog e redes sociais da sua marca, alcançando milhares de pessoas todos os dias e causando um grande impacto positivo no desenvolvimento da sua marca. Sem falar que é uma estratégia conveniente a empresas de qualquer ramo de atuação ou porte.


Por isso, a Next quer ajudar a sua empresa a alcançar os seus objetivos, nossa equipe espera por você com estratégias de marketing de conteúdo personalizadas para a sua empresa.